segunda-feira, 27 de maio de 2013

PARQUE ESTADUAL DA PEDRA DA BOCA

Foi aqui que eu desenvolvi meu trabalho de final de curso da Graduação e em seguida o de Especialização (Ciências Ambientais), depois disso tenho escrito alguns artigos sobre a região, tentando divulgar a beleza que tem esse lugar! Vocês também podem conferir uma matéria super legal para a Folha do meio Ambiente, que ajudei a escrever com mais dois colegas de Brasília que cá estiveram em 2008. Tem até uma entrevistinha comigo, na época aluna de Graduação O Folha é dirigida pelo Jornalista e ambientalista Silvestre Gorgulho. Salve Silvestre!!!

Então, vamos a PEDRA DA BOCA...

O Parque foi criado através de um decreto estadual em fevereiro de 2000 e possui área de 157,26 hectares. A vegetação predominante nessa área é do bioma caatinga, presente em todo semiárido nordestino. É um espetáculo poder ver de perto o Mandacaru, xiquexique e as Coroas de Frade, que possuem flores pequenas e delicadas.

Mas o grande atrativo do parque são as formas de relevo. Ah!!! As formas de relevo! São grandes afloramentos de rocha granítica, que por motivos naturais foram moldados ao longo do tempo e resultaram em paisagens fantásticas.

O parque tem muitas coisas legais para fazer, como caminhar e andar de bicicleta. Para os aventureiros de plantão, nada como praticar o rapel ou escalada nos íngremes paredões rochosos. Escolas e Universidades fazem várias excursões didáticas e cientificas na área, inclusive, foi através de uma dessas excursões que tive meu primeiro contato com “A BOCA”... Ainda lembro: 4º Período, disciplina de Geomorfologia com o Professor Magno Erasto, que mais tarde viria ser meu orientador.

Minha primeira vez no parque, também teve uma passagem dramática, rs. Era muito “afoita’ e acabei entrando onde não deveria e levei uma baita picada de um marimbondo no lábio, mas foi conseqüência da minha inconseqüência, se é que dá pra entender (rs). Mas não aconteceu nada grave, só tive que passar o fim de semana ouvindo piadinhas do tipo: “Olha lá a Angelina Jolie” - “Exagerou no botox, hein?”

Pra facilitar a compreensão da paisagem vou pondo as fotos com suas respectivas legendas logo embaixo, ok? 
Nessa imagem vocês podem ver a estrada que segue até o parque e a imponente: PEDRA DA BOCA, um abrigo, que se formou a partir da queda de alguns blocos rochosos formando a grande cavidade em formato de uma grande Boca aberta. Em um dos trabalhos de campo que realizamos, eu e dois colegas subimos até a Boca e utilizamos uma extensa trena para medí-la, o resultado foi aproximadamente 87 metros de largura e 35 metros de profundidade no centro do abrigo. A altura, segundo alguns colegas escaladores é de aproximadamente 40 metros. Grande né?

 Esta é a Pedra da Santa, conhecida anteriormente por "Pedra do Letreiro", devido a ocorrência de várias pinturas rupestres. 

Pinturas Rupestres na Pedra da Santa. Tem muitas!!!
Atrás de nós está a Pedra da Caveira, se vocês olharem direitinho vão entender porque, rs.
Como falei, olha aí o pessoal praticando rapel. Gosto dessa foto! Do lado direito se vocês observarem há vários sulcos no paredão rochoso, essas formações são chamadas de "Caneluras" na literatura, e decorrem de processos intempéricos, nesse caso principalmente pela ação da água que escorre e vai desgastando as partes menos resistentes da rochas. 

Pra finalizar, lá vem eu!!! Com a coragem do mundo todo ;)

Retorno Parte II

Vamos lá,

06 anos se passaram desde a criação do CONTRASTES em 2007, quando ensaiei um post e nisso ficou, em 2010 voltei disposta a retomar o espaço e começar a publicar, mas, aquela coisa: Corre dali, corre daqui e tudo continuou na mesma.
Massss, esses dias ao ver minhas fotografias de viagens, lembrando as coisas que eu já vi e vivi nesse mundão sem porteiras, resolvi “definitivamente” Sacudir a poeira por aqui!!! Agora vai...

Ah! Minha filha também foi uma grande incentivadora. Ela tem me mostrado vários blogs super legais. Valeu, Vitória!

Meu primeiro post será em homenagem a um lugar liiindo e mágico com que tenho uma ligação muito forte.

O Parque Estadual da Pedra da Boca – Localizado no Agreste paraibano! Bora viajar???